sexta-feira, 14 de março de 2008

O mais novo acullicador

Posso ser suspeito para falar, já que eu moro na Bolívia, mas cada vez me convenço mais das “maravilhas” da folha de coca: do chá e do que eles chamam aqui de acullicu (em aymara, o ato de mascar coca).

Fiz uma matéria para a edição impressa do Brasil de Fato sobre a recomendação da ONU para que a Bolívia e o Peru proíbam a coca. (Parte dela está no site). Na apuração, descobri mais qualidades ainda, nutritivas, medicinais... além do significado religioso e social para os andinos.

Para mim e meu problema de estômago, o “milagre” da coca vem do fato de que ela ataca a forte azia que costumo ter. Como já disse em um post abaixo, há um tempo comecei a tomar chá de coca todo dia. Agora, comecei a mascar sua folha diariamente, o que só fazia de vez em quando, porque é amargo demais.

Resultado: faz tempo que não tenho azia e me acostumei com o gosto da folha de coca. Sou mais um entre os milhões de acullicadores dos Andes.

Nenhum comentário: