sexta-feira, 7 de março de 2008

A direita "pacifista"

Impressionante. Os telejornais daqui estão noticiando que o enfrentamento que aconteceu ontem (nada grave) no ato do qual eu falei no post abaixo foi entre masistas (partidários do MAS) e, pasmem, pacifistas (?!?!?!).

Eu tava no ato. Era claramente uma manifestação contra o governo. Bem dura, por sinal. Chamavam o Evo de ditador, totalitário etc etc. Não tinha nada de pacifista.

Tinha até conteúdos racistas. Na hora da tensão, com um lado xingando o outro, começou um coro do lado “pacifista”: “Linchadores! Linchadores!”. Aqui na Bolívia, a “cultura” do linchamento é grande, e é claro que isso é associado aos indígenas pelos brancos.

Hoje, na TV, nas cenas do enfrentamento, deu para ouvir um dos manifestantes contra o governo gritar para o outro lado “Tomem banho!” e soltar uma risada em seguida.

A jogada da mídia (obviamente, tão dominada pela elite quanto a do Brasil) é clara. Ao chamar um dos lados de uma briga de pacifista, o outro lado vira logo um bando de selvagens, intolerantes. Ou melhor: um bando de índios.

Nenhum comentário: