A direita boliviana sabe que a vitória no referendo de Santa Cruz não teve nada de retumbante e agora anda meio desesperada. Sem saber o que fazer, resolveu lançar mão do referendo revogatório.
Não sei parte da oposição acredita que o povo vai votar para que o Evo saia (embora possível, acho muito improvável). Mas o fato é que tal decisão causou briga. Os governadores do oriente meteram o pau na consulta aprovada pela oposição no Senado, dizendo que só vai favorecer o governo e atrapalhar as autonomias.
Afinal, o mais provável que aconteça é que Evo fique e alguns deles saiam. Embora possa servir para que a aprovação da nova Constituição seja mais uma vez postergada, acho que, no frigir dos ovos, foi uma jogada meio estúpida mesmo – a não ser que tenham uma cartada muito boa por trás disso tudo.
Apesar do referendo revogatório oferecer riscos ao Evo (como ele perder ou ganhar por pouco) e o fato dele se encontrar numa situação bem difícil, é muito bom ver a direita batendo cabeça de vez em quando. Embora nunca devemos subestimá-la.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário