terça-feira, 5 de agosto de 2008

Cochabamba - primeiras impressões

O que mais me chamou a atenção até agora por aqui foi a agitação política na praça principal.

Cheguei ontem de manhã e, em meio a desfiles das escolas por causa da semana em que se comemora a independência, e a atos contra abusos sexuais, pude ver, no centro da praça, uma concentração de pessoas discutindo o referendo revogatório.

Durante todo o dia de ontem, e até o que vi de hoje, sempre (sem exceção) havia um grupo (ou grupos) de 20 a 30 pessoas escutando atentamente alguém falar sobre a situação do país. Até agora, só ouvi falarem bem do Evo e mal do governador.

No mesmo espaço, funciona o painel informativo de uma organização chamada Red Tinku, que apóia as organizações populares do país. Faz tempo que, diariamente, eles informam a população cochabambina através desses painéis. Sempre que passei por eles, tinha bastante gente lendo.

E, aproveitando o referendo, a Red Tinku também entrou na campanha para revogar o Manfred Reyes Villa, o governador. Instalaram uma mesa com material de propaganda (panfletos, livros, DVDs) e penduraram faixas e cartazes.

Fora isso, ainda vi muito pouco da cidade, só pouco do centro. Mas parece bem agradável, sem falar do clima bem mais ameno que o de La Paz (Cochabamba está 1.100 metros mais para baixo).

Nenhum comentário: